O projecto a fazer, é a Identidade Visual Corporativa de um museu, de Lisboa, à sua escolha:
II INVESTIGAÇÃO
Para complementar, esta fase da recolha de informação, vão ser dados exercícios para orientar os alunos:
III DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS
Num projecto profissional, esta fase será para desenvolver estratégias, e isso é muito importante, porque, por exemplo, a escolha do canal, pode ser determinante na comunicação. Neste caso como é um projecto académico vamos observar como o vosso museu comunica, juntando esta recolha à fase da investigação:
IV CRIAÇÃO DE PROPOSTAS
Desenvolvimento de propostas.
V APRESENTAÇÃO
Faseada (ver cronograma)
Para entrega [tudo devidamente identificado]
VI AVALIAÇÃO
Vão avaliar o vosso próprio projecto que, em percentagem, contará para a avaliação final da cadeira.
- Marca, composta por símbolo e logótipo
- Respectivo estacionário (ver "normas" no aqui no blog) com:
- folha de rosto,
- folha de continuação,
- cartões pessoais de empresa,
- cartão da empresa,
- envelope DL,
- e envelope C4
- Manual de Normas de Identidade Visual, (ver "normas e exemplo" no aqui no blog) que deve prever as seguintes aplicações:
- conceito
- marca na versão principal
- grelha de construção
- dimensões mínimas
- espaço mínimo de protecção
- marca nas versões secundárias
- horizontal e/ou vertical
- quando aparece apenas o símbolo
- referencias cromáticas do marca [CMYK. RGB, e PANTONE coated e uncoated]
- versão monocromática [trama do preto]
- versão monocromática em negativo
- aplicação do marca a fundos de cor
- aplicação do marca a fundos fotográficos
- tipografia
- Merchandising, das seguintes opções, escolha três:
- t-shits para venda na loja
- agenda
- capa do livro do museu
- postais
- outra que lhe agrade
- Não sendo merchandising, mas por serem exercícios relevantes, pode ainda escolher:
- a aplicação da marca à fachada do museu
- ou a uma viatura, escolha o modelo
II INVESTIGAÇÃO
Para complementar, esta fase da recolha de informação, vão ser dados exercícios para orientar os alunos:
- Acerca do Museu
- Acerca do mercado e de outros museus semelhantes em Portugal e no estrangeiro
- Acerca de marcas e estacionários de outros museus ou outras empresas que considere relevantes
- Do público-alvo
- A síntese deve ser feita no diário gráfico.
III DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS
Num projecto profissional, esta fase será para desenvolver estratégias, e isso é muito importante, porque, por exemplo, a escolha do canal, pode ser determinante na comunicação. Neste caso como é um projecto académico vamos observar como o vosso museu comunica, juntando esta recolha à fase da investigação:
- Como é que o museu comunica?
- Quais são os canais de comunicação do museu?
- Qual o tom da comunicação?
- Forma
- A síntese deve ser feita no diário gráfico.
IV CRIAÇÃO DE PROPOSTAS
Desenvolvimento de propostas.
- Comece por desenhá-lo, à mão, e usando apenas o preto
- Acrescente o nome com o respectivo estudo do tipo / família de letra que melhor se expressa o conceito definido pelo aluno
- Acrescente cor, 2 ou 3. Caso deseje ter mais de 4 cores justifique a policromia.
- Ao projectar o seu marca tenha em conta aspectos como:
- originalidade
- legibilidade
- compatibilidade semântica entre o símbolo e o marca
- capacidade para ser memorizado, recordado (pregnância)
- capacidade para ser reproduzido em vários materiais
- (ler "enquadramento teórico")
- Desenvolva o estacionário
- Manual de Normas de Identidade Visual
- Merchandaising
V APRESENTAÇÃO
Faseada (ver cronograma)
Para entrega [tudo devidamente identificado]
- em A3 o marca
- em A3 o estacionário
- em A4 o Manual de Normas de Identidade Visual, com:
- o texto que explica o conceito do seu projecto, e também;
- sugestão de tipo de papel para imprimir o estacionário
- CD com o vosso trabalho em PDF, e a marca do vosso museu, nos seguintes formatos:
- EPS
- Tiff com 300 dpis em CMYK
- JPG com 150 dpis em RGB
- em A3 o merchandising
- o diário gráfico
- 1ª folha A3, com:
- a marca,
- as palavras-chave
- o texto que explica o conceito do seu projecto
- 2ª folha A3, com:
- estacionário
- 3ª folha A3, com:
- merchandising
VI AVALIAÇÃO
Vão avaliar o vosso próprio projecto que, em percentagem, contará para a avaliação final da cadeira.