NORMAS & EXEMPLOS

Especificações e condicionantes, mais comuns para o projecto de Identidade Visual Corporativa.

MARCA = símbolo + logótipo
  • Deve ser feito num ficheiro vectorial para permitir grandes formatos sem nunca perder qualidade. 

ESTACIONÁRIO
Folha de rosto:
  • formato A4. 
  • normalmente impressa com a marca a cores 
  • deve incluir a(s) morada(s) e os contactos da empresa 
  • deve incluir obrigatoriamente, uma frase sobre a empresa, com 
    • Capital social 5000€ (para exemplificar) 
    • Número de contribuinte 000 000 000 
    • Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, matricula número 000 000 
  • marca de água: pode ter ou não. Muitas vezes tem uma função puramente estética, mas serve sobretudo para limitar a reprodução de documentos e garantir a autoria dos mesmos. 
Folha de continuação:
  • normalmente é uma folha mais simples 
  • a marca entra em tons de cinzento 
  • geralmente não leva morada(s) nem contactos 
  • nem a frase sobre o capital social, nif nem o registo 
Cartões pessoais de empresa:
  • tamanho mais comum é, o semelhante ao do cartão de crédito, para se poder colocar na carteira, mas pode variar 
  • a marca entra a cores, ou segundo outra definição do designer 
  • nome da pessoa 
  • titulo, cargo, etc. 
  • contactos da empresa 
  • contacto pessoal, se houver, normalmente o telemóvel 
Cartão da empresa, ou de cumprimentos:
  • tamanho mais comum 100 x 210mm para ser colocado nos envelopes DL (110 x 220mm) 
  • a marca entra a cores, ou segundo outra definição do designer 
  • normalmente é impresso num fine paper, ou um papel de melhor qualidade, e numa gramagem superior 
Envelope DL 
  • áreas disponíveis (o exemplo aqui é o dos ctt, um envelope de uma empresa, a zona do selo, fica em branco) 
  • dimensões 110 x 220mm 
  • se o envelope, tiver um mancha de cor, total ou parcial, que vai até à margem, tem de ser impresso em aberto, cortado e depois colado, e isso tem, um custo de produção mais alto.  
Envelope C4 
  • dimensões 229 x 324 
  • se o envelope, tiver um mancha de cor, total ou parcial, que vá até à margem, tem de ser impresso em aberto, cortado e depois colado; isso tem, um custo de produção mais alto. 

MANUAL NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL
  • conceito 
  • marca versão principal 
  • dimensões mínimas: as medidas definidas estabelecem os limites mínimos de redução do símbolo-logótipo com o objectivo de assegurar a percepção correcta e constante das características visuais da marca impressa. As mesmas dimensões mínimas aplicam-se às correspondentes versões monocromáticas. 
  • espaço mínimo de protecção: o espaço mínimo de protecção corresponde à margem em torno do símbolo-logótipo, dentro da qual não é permitida a inscrição de texto ou imagem. Este espaço tem a finalidade de proteger a integridade visual da marca. 
  • marca versões secundárias: A utilização de qualquer versão secundária do símbolo-logótipo não requer necessariamente a presença da versão principal no mesmo suporte de comunicação. Ainda assim, é desejável que, no contexto geral, seja percebida como uma representação secundária da marca. 
    • horizontal e/ou vertical 
    • quando aparece apenas o símbolo: destinado a reproduções de grande formato e quando é necessária uma presença do símbolo com mais impacto. 
  • referencias cromáticas do marca [CMYK, RGB, e PANTONE coated e uncoated]: A reprodução da marca a cores é especificada de acordo com as referências cromáticas standard internacionalmente reconhecidas: o processo a quatro cores CMYK, cores Pantone® e sistema de estampagem a quente, para impressão; processo a três cores RGB para reprodução digital de projecção ou emissão luminosa. 
  • versão monocromática [trama do preto] 
  • versão monocromática a negativo 
  • aplicação do marca a fundos de cor 
  • aplicação do marca a fundos fotográficos 
  • tipografia 

EXEMPLOS DE MANUAIS NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL