MARCA = símbolo + logótipo
- Deve ser feito num ficheiro vectorial para permitir grandes formatos sem nunca perder qualidade.
ESTACIONÁRIO
Folha de rosto:
MANUAL NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL
EXEMPLOS DE MANUAIS NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL
- formato A4.
- normalmente impressa com a marca a cores
- deve incluir a(s) morada(s) e os contactos da empresa
- deve incluir obrigatoriamente, uma frase sobre a empresa, com
- Capital social 5000€ (para exemplificar)
- Número de contribuinte 000 000 000
- Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, matricula número 000 000
- marca de água: pode ter ou não. Muitas vezes tem uma função puramente estética, mas serve sobretudo para limitar a reprodução de documentos e garantir a autoria dos mesmos.
- normalmente é uma folha mais simples
- a marca entra em tons de cinzento
- geralmente não leva morada(s) nem contactos
- nem a frase sobre o capital social, nif nem o registo
- tamanho mais comum é, o semelhante ao do cartão de crédito, para se poder colocar na carteira, mas pode variar
- a marca entra a cores, ou segundo outra definição do designer
- nome da pessoa
- titulo, cargo, etc.
- contactos da empresa
- contacto pessoal, se houver, normalmente o telemóvel
- tamanho mais comum 100 x 210mm para ser colocado nos envelopes DL (110 x 220mm)
- a marca entra a cores, ou segundo outra definição do designer
- normalmente é impresso num fine paper, ou um papel de melhor qualidade, e numa gramagem superior
- áreas disponíveis (o exemplo aqui é o dos ctt, um envelope de uma empresa, a zona do selo, fica em branco)
- dimensões 110 x 220mm
- se o envelope, tiver um mancha de cor, total ou parcial, que vai até à margem, tem de ser impresso em aberto, cortado e depois colado, e isso tem, um custo de produção mais alto.
- dimensões 229 x 324
- se o envelope, tiver um mancha de cor, total ou parcial, que vá até à margem, tem de ser impresso em aberto, cortado e depois colado; isso tem, um custo de produção mais alto.
- conceito
- marca versão principal
- dimensões mínimas: as medidas definidas estabelecem os limites mínimos de redução do símbolo-logótipo com o objectivo de assegurar a percepção correcta e constante das características visuais da marca impressa. As mesmas dimensões mínimas aplicam-se às correspondentes versões monocromáticas.
- espaço mínimo de protecção: o espaço mínimo de protecção corresponde à margem em torno do símbolo-logótipo, dentro da qual não é permitida a inscrição de texto ou imagem. Este espaço tem a finalidade de proteger a integridade visual da marca.
- marca versões secundárias: A utilização de qualquer versão secundária do símbolo-logótipo não requer necessariamente a presença da versão principal no mesmo suporte de comunicação. Ainda assim, é desejável que, no contexto geral, seja percebida como uma representação secundária da marca.
- horizontal e/ou vertical
- quando aparece apenas o símbolo: destinado a reproduções de grande formato e quando é necessária uma presença do símbolo com mais impacto.
- referencias cromáticas do marca [CMYK, RGB, e PANTONE coated e uncoated]: A reprodução da marca a cores é especificada de acordo com as referências cromáticas standard internacionalmente reconhecidas: o processo a quatro cores CMYK, cores Pantone® e sistema de estampagem a quente, para impressão; processo a três cores RGB para reprodução digital de projecção ou emissão luminosa.
- versão monocromática [trama do preto]
- versão monocromática a negativo
- aplicação do marca a fundos de cor
- aplicação do marca a fundos fotográficos
- tipografia
EXEMPLOS DE MANUAIS NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL
- AICEP [atelier /designer: em actualização]
- APEL – SOCIEDADE PORTUGUESA DE EDITORES LIVREIROS [atelier /designer: em actualização]
- AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO [atelier /designer: em actualização]
- CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL [atelier /designer: em actualização]
- EUROCID - Centro de Informação Europeia Jacques Delors [atelier /designer: em actualização]
- ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa [atelier /designer: em actualização]
- KOOL PARK & CANDY [atelier /designer: em actualização]
- PLANO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA [atelier /designer: em actualização]
- PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO [atelier /designer: em actualização]
- ONI COMMUNICATIONS [atelier /designer: em actualização]
- PIDETRANS [atelier /designer: em actualização]
- PROMAIS [atelier /designer: em actualização]
- QI PME NORTE [atelier /designer: em actualização]
- SEA FOR LIFE [atelier /designer: em actualização]
- SGCIE – SISTEMA DE GESTÃO DOS CONSUMOS INTENSIVOS DE ENERGIA [atelier /designer: em actualização]
- SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves [atelier /designer: em actualização]
- TRILLO [atelier /designer: em actualização]
- UNIVERSIDADE ABERTA [atelier /designer: em actualização]