PROJECTO / BRIEFING

I BRIEFING
O projecto a fazer, é a Identidade Visual Corporativa de um museu, de Lisboa, à sua escolha:
  • Marca, composta por símbolo e logótipo 
  • Respectivo estacionário (ver "normas" no aqui no blog) com: 
    • folha de rosto, 
    • folha de continuação, 
    • cartões pessoais de empresa, 
    • cartão da empresa, 
    • envelope DL, 
    • e envelope C4 
  • Manual de Normas de Identidade Visual, (ver "normas e exemplo" no aqui no blog) que deve prever as seguintes aplicações: 
    • conceito 
    • marca na versão principal 
    • grelha de construção
    • dimensões mínimas 
    • espaço mínimo de protecção 
    • marca nas versões secundárias 
      • horizontal e/ou vertical 
      • quando aparece apenas o símbolo 
    • referencias cromáticas do marca [CMYK. RGB, e PANTONE coated e uncoated] 
    • versão monocromática [trama do preto] 
    • versão monocromática em negativo 
    • aplicação do marca a fundos de cor 
    • aplicação do marca a fundos fotográficos 
    • tipografia 
  • Merchandising, das seguintes opções, escolha três:
    • t-shits para venda na loja 
    • agenda 
    • capa do livro do museu 
    • postais 
    • outra que lhe agrade 
    • Não sendo merchandising, mas por serem exercícios relevantes, pode ainda escolher:
      • a aplicação da marca à fachada do museu
      • ou a uma viatura, escolha o modelo

II INVESTIGAÇÃO 
Para complementar, esta fase da recolha de informação, vão ser dados exercícios para orientar os alunos:
  • Acerca do Museu 
  • Acerca do mercado e de outros museus semelhantes em Portugal e no estrangeiro 
  • Acerca de marcas e estacionários de outros museus ou outras empresas que considere relevantes 
  • Do público-alvo 
  • A síntese deve ser feita no diário gráfico. 

III DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS 
Num projecto profissional, esta fase será para desenvolver estratégias, e isso é muito importante, porque, por exemplo, a escolha do canal, pode ser determinante na comunicação. Neste caso como é um projecto académico vamos observar como o vosso museu comunica, juntando esta recolha à fase da investigação:
  • Como é que o museu comunica? 
  • Quais são os canais de comunicação do museu? 
  • Qual o tom da comunicação? 
  • Forma 
  • A síntese deve ser feita no diário gráfico. 

IV CRIAÇÃO DE PROPOSTAS 
Desenvolvimento de propostas.
  • Comece por desenhá-lo, à mão, e usando apenas o preto 
  • Acrescente o nome com o respectivo estudo do tipo / família de letra que melhor se expressa o conceito definido pelo aluno 
  • Acrescente cor, 2 ou 3. Caso deseje ter mais de 4 cores justifique a policromia.
  • Ao projectar o seu marca tenha em conta aspectos como: 
    • originalidade 
    • legibilidade 
    • compatibilidade semântica entre o símbolo e o marca 
    • capacidade para ser memorizado, recordado (pregnância) 
    • capacidade para ser reproduzido em vários materiais 
    • (ler "enquadramento teórico")
  • Desenvolva o estacionário 
  • Manual de Normas de Identidade Visual 
  • Merchandaising 

V APRESENTAÇÃO 
Faseada (ver cronograma)
Para entrega [tudo devidamente identificado]
  • em A3 o marca 
  • em A3 o estacionário 
  • em A4 o Manual de Normas de Identidade Visual, com: 
    • o texto que explica o conceito do seu projecto, e também; 
    • sugestão de tipo de papel para imprimir o estacionário 
    • CD com o vosso trabalho em PDF, e a marca do vosso museu, nos seguintes formatos: 
      • EPS 
      • Tiff com 300 dpis em CMYK 
      • JPG com 150 dpis em RGB 
  • em A3 o merchandising 
  • o diário gráfico 
Para apresentar na aula 
  • 1ª folha A3, com: 
    • a marca, 
    • as palavras-chave 
    • o texto que explica o conceito do seu projecto
  • 2ª folha A3, com: 
    • estacionário 
  • 3ª folha A3, com: 
    • merchandising 

VI AVALIAÇÃO
Vão avaliar o vosso próprio projecto que, em percentagem, contará para a avaliação final da cadeira.