Quanto mais rica for a nossa “bagagem” como designers melhor será o resultado final, no entanto a nossa capacidade para “carregar” informação é limitada, aliada ao facto de que o conhecimento evolui a uma grande velocidade, saber procurar e gerar informação é vital, nos dias que correm.
![]() |
Direitos reservados Getty Images© |
I. O DESIGN PROCESS NO DESIGN DE COMUNICAÇÃO
A definição inequívoca de projecto, é o ponto de partida de um percurso ao qual chamamos design process. Saber definir o problema é saber encontrar a solução, e para tal é importante conhecer todo as fases de um projecto de design, ou do seu design process.
O design process dá ao designer, uma leitura completa do desafio que tem pela frente, orientando-o, nas várias fases e etapas. Serve, igualmente, para que nenhuma fase, requisito técnico, condicionante, sensibilidade, fique esquecida ou seja suplantada por outra mais apelativa, como por exemplo, pela estética.
É importante, para ajudar a definir hierarquias e prioridades na informação. Se hoje o desafio é fazer um exercício de marca, amanhã será refazer a imagem visual de uma grande empresa, e isso, é um gigantesco investimento, tão grande, quanto o risco, e nessa altura as certezas não podem ser ditadas pela intuição.
Jorge Frascara, em 2004, no seu livro “Communication Design: principles, methods and practice”, define o design process para o design de comunicação, e é com a proposta deste autor, que vamos abordar o projecto de Identidade Visual de um Museu de Lisboa. Qualquer design process divide-se em três grandes fases: a primeira da análise, a segunda da criatividade e, por fim a terceira da execução. No entanto, estas fases não são nem estanques, nem rígidas, pelo contrario, são sim, abertas e flexíveis. Projectar é na realidade um exercício de experimentação, e validação, vezes sem conta.
II. INVESTIGAÇÃO
A segunda metodologia aqui proposta é para ensinar os alunos a investigar, ou seja dar-lhe estratégias e métodos que lhes permitam, face a desafios semelhantes no futuro, saber como procurar informação, e como como usá-la para desenvolver o seu projecto.
1. {9} EXERCÍCIOS
![]() |
Direitos reservados Getty Images© |
2. DIÁRIO GRÁFICO
O diário gráfico, será a vossa primeira ferramenta como designers. Aqui vão anotar os resultados das investigações (exercícios propostos), as vossas descobertas mais importantes, as fotografias que são relevantes (ou não) para o projecto, rascunhos, o desenvolvimento das vossas propostas, reflexões , etc. Este é um espaço de inteira liberdade!